Infra estrutura urbana: problema do trênsito nas grandes cidades

Atualmente é comum ver notícias em jornais, revistas e telejornais a respeito do excesso de veículos nas ruas e avenidas, além das más condições do transporte público. A situação do trânsito na Grande São Paulo é insustentável. A cidade está entupida, trabalhadores demoram até quatro horas apenas no caminho de casa para o trabalho e vice-versa, centenas de quilômetros de congestionamento é cena cotidiana da cidade, e não apenas em dias de chuvas e alagamento.


Tatuapé, São Paulo (22/09/2010) às18:37

A situação insustentável não é apenas no congestionamento de carros, mas também a aglomeração de pessoas em busca de um transporte público como forma de alternativa, optar pelo transporte coletivo, que ajuda a reduzir o número de veículos nas ruas e avenidas e além do mais é uma opção de baixo custo, utilizada por muitos trabalhadores e estudantes. O problema é que metrôs, ônibus, lotações e trens, responsáveis por este tipo de transporte não dão conta de toda a população. Utilizar o metrô ou o trem em horários de pico são péssimas experiências que as pessoas que os utilizam passam diariamente. Trechos extraídos do site http://noticias.terra.com.br, mostram os problemas e a falta de infraestrutura quanto ao transporte.
“Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o problema na Linha 3-Vermelha do Metrô provocou lentidão em algumas vias próximas às estações afetadas, em função do excesso de veículos. Às 11h28, o maior trecho com lentidão era registrado na Radial Leste, sentido centro, nos 6,5 km entre as avenidas Bernardino Brito Fonseca de Carvalho e a Pires do Rio.”
“No sentido inverso da Radial Leste, entre a Avenida Pires do Rio e a Rua Wandenkolk, o motorista enfrentava lentidão de 4,5 km. O caos no Metrô teve reflexos também na Marginal Tietê, onde a CET registrava 3 km na pista expressa, sentido Castelo Branco, entre o Hospital Vila Maria e a ponte Jânio Quadros.”
A situação piora nos chamados horários de pico, de manhã das 07:00 às 09:00 e no período da noite 18:00 às 20:00, mas em todas os horários dos dias de semana o trânsito e o acúmulo de pessoas existe, até nos finais de semana também ocorre, é claro com menor intensidade.


Tatuapé, São Paulo (22/09/2010) às18:30

Tatuapé, São Paulo (22/09/2010) às18:35

As explicações possíveis relativas a este fato de “situação insustentável quanto aos meios de transporte” e a dificuldade de locomoção para chegar ao seu destino, podem ser inúmeras.
Uma das explicações está no fato da população de São Paulo ser numerosa, cerca de 10.886.518 habitantes,de acordo com o IBGE, mas este grande número se deve a migração dos estados mais pobres do Brasil (geralmente região nordeste) para São Paulo, a fim de buscar oportunidades, já que em sua “terra” não há investimentos por parte do governo, causando lotações.
São Paulo é uma cidade, onde não houve o planejamento urbano, então acontece o que chamamos de “cidades inchadas”, o governo passa a criar soluções tais como: alargar ruas e avenidas, como marginal do Tietê, criar viadutos que facilite o trânsito, criar mais estações de trem, rodízios, além de campanhas como “carona solidária”, “dia mundial sem carro”, segundo notícias do jornal do Estado de São Paulo (22 de setembro de 2010 | 18h 18) “No Dia Mundial Sem Carro”, os paulistanos enfrentavam 90 quilômetros de congestionamento por volta das 18 horas desta quarta-feira, 22. O índice representa 10,2% dos 868 quilômetros monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego e está dentro da média para os horários. Estas medidas são ineficazes, pois são momentâneas.
O incentivo para a compra de carro está cada vez maior, pois há facilidades na compra do automóvel, atualmente todos podem comprar carros. O que acaba causando é cada vez mais pessoas comprarem carros provocando acúmulo de veículos nas ruas de São Paulo




Penha, São Paulo (19/09/2010) às10:00

Propaganda incentivando o consumo de automóveis


Um estudo publicado na Folha de São Paulo mostrou a relação entre veículos e a quantidade de pessoas de determinadas cidades. Em São PauloSão Paulo (SP): 41,2 carros a cada 100 habitantes. (22 Julho de 2010).
Infelizmente o governo não libera altos valores em dinheiro para o investimento na área do transporte coletivo, tendendo a ficar cada vez mais precário, cada vez mais difícil e insuportável se locomover, obrigando as pessoas usarem seus carros, causando o indiscutível trânsito.

Adriana, Pâmela e Jéssica R.

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